Blog Terapia ao Quadrado

Psicologia Ririh Psicologia Ririh

RESOLUÇÕES DE ANO IRREALISTAS

O início de um novo ano costuma vir acompanhado de listas, metas e promessas: ser mais produtivo/a, mais disciplinado/a, mais feliz ou mais equilibrado/a. Como se a mudança de ano trouxesse a obrigação de nos tornarmos uma versão melhorada de quem somos.

Leia mais
Psicologia Ririh Psicologia Ririh

NÃO COMPRE PRENDAS, OFEREÇA TEMPO

O Natal aproxima-se e, com ele, a azáfama habitual: listas de prendas, centros comerciais cheios, encomendas de última hora e a pressão de “não faltar nada”. Nesta corrida, facilmente nos esquecemos de perguntar o que realmente faz falta — a nós, às nossas relações e às nossas crianças.

Acreditamos que o Natal pode ser mais do que consumo. Pode ser um tempo de presença, de encontro e de cuidado emocional.

Leia mais
Terapia da Fala Ririh Terapia da Fala Ririh

O QUE É A DISFAGIA?

A disfagia é uma alteração da deglutição, com sinais e sintomas específicos. Carateriza se por alterações em qualquer etapa da deglutição (preparatória oral, oral, faríngea e esofágica), podendo resultar na aspiração e/ou penetração do bolo alimentar.

Leia mais
Terapia da Fala Ririh Terapia da Fala Ririh

IMPACTO DOS ECRÃS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

O impacto dos ecrãs no desenvolvimento da linguagem em crianças é um tema amplamente estudado, revelando riscos e benefícios na sua utilização. Embora a tecnologia possa permitir o acesso a recursos educativos, o uso excessivo de ecrãs prejudica as interações e o desenvolvimento de pré-competências fundamentais para a aquisição da linguagem e do desenvolvimento global.

Leia mais
Terapia da Fala Ririh Terapia da Fala Ririh

COMO RECONHECER E APOIAR CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA TRANSIÇÃO DO INFANTÁRIO PARA O 1.º CICLO

A transição do infantário (pré-escolar) para o 1.º ciclo (ensino primário) é um momento importante e por vezes desafiante para muitas crianças. Algumas adaptam-se naturalmente, mas outras podem demonstrar dificuldades emocionais, comportamentais ou de aprendizagem. Reconhecer esses sinais cedo e apoiar com sensibilidade faz toda a diferença.

Leia mais