Blog Terapia ao Quadrado

FÉRIAS: DORMIR BEM, ROTINAS SEM RIGIDEZ PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

As férias escolares são, para muitas famílias, um momento de descanso, lazer e oportunidade para fortalecer os laços familiares.

Contudo, para as crianças, a ausência da rotina habitual pode influenciar o padrão de sono — um fator fundamental para o seu desenvolvimento global.

Leia mais
Psicologia Ririh Psicologia Ririh

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA E MÉTODO PROMPT

A Análise do Comportamento Aplicada é conhecida pela sigla em inglês ABA (Applied Behavior Analysis).

Esta é uma ciência da aprendizagem e do comportamento que aplica princípios do comportamento operante (derivados do behaviorismo radical de Skinner) para melhorar comportamentos socialmente relevantes.

Leia mais

O IMPACTO DA MUDANÇA DE ROTINAS NAS CRIANÇAS NEURODIVERGENTES

A rotina é, para todos - pequenos e até para graúdos - uma fonte de segurança e previsibilidade. No caso das crianças neurodivergentes, essa necessidade pode ser ainda mais intensa. Mudanças inesperadas — como férias, troca de escola, ausência de um dos cuidadores ou alterações no ambiente — podem causar grande desconforto emocional e comportamental.

Leia mais
Psicologia Ririh Psicologia Ririh

COMO GERIR O STRESS EM ÉPOCA DE EXAMES

À medida que se aproximam os exames do 9.º ano e do ensino secundário, muitos alunos enfrentam não só o desafio académico, mas também uma enorme pressão emocional. A ansiedade de performance — o medo de falhar, de não corresponder às expectativas ou de não conseguir entrar no curso desejado — é cada vez mais comum entre os jovens.

Leia mais

O BRINCAR COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA

Quando pensamos em brincar, a imagem que nos surge pode parecer simples: crianças a rir, a inventar histórias ou a correr de um lado para o outro. Mas por detrás deste comportamento aparentemente leve, esconde-se um poderoso instrumento de expressão, cura e desenvolvimento — especialmente no contexto terapêutico.

Leia mais

DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – SINAIS DE INCLUSÃO: O QUE JÁ SE FAZ E O QUE PODEMOS MELHORAR

No passado dia 10 de maio, assinalou-se em Portugal o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual – uma data que nos convida a refletir sobre os direitos, os desafios e os avanços conquistados na inclusão destas pessoas na sociedade.

Leia mais

TRISSOMIA 21: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PRECOCE E ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO ESCOLAR

A Trissomia 21 é uma condição genética causada por uma “cópia extra” do cromossoma 21. Esta alteração leva a características físicas específicas e alterações neuropsicológicas, o que pode impactar o desenvolvimento da criança, bem como a vivência da família.

Leia mais
Psicologia Ririh Psicologia Ririh

O PODER DOS AFETOS EM TERAPIA

Quando falamos em terapia, uma ideia frequentemente partilhada é a de que este é um espaço para “resolver problemas” ou “superar dificuldades”.

Contudo, no centro da intervenção terapêutica, encontramos algo mais profundo e transformador: os afetos.

Leia mais