Blog Terapia ao Quadrado
RECUSA E SELETIVIDADE ALIMENTAR: QUANDO A HORA DA REFEIÇÃO SE TORNA UM DESAFIO
A recusa e a seletividade alimentar são situações frequentes na infância. Descobre o que pode estar na origem destas dificuldades e de que forma a Terapia da Fala pode ajudar a transformar as refeições em momentos tranquilos e positivos.
O QUE É A DISFAGIA?
A disfagia é uma alteração da deglutição, com sinais e sintomas específicos. Carateriza se por alterações em qualquer etapa da deglutição (preparatória oral, oral, faríngea e esofágica), podendo resultar na aspiração e/ou penetração do bolo alimentar.
SAÚDE MENTAL E A INCLUSÃO: COMO APOIAR PESSOAS COM NEE NO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência lembramos que a inclusão não é um favor – é um direito. Salvaguardando a necessidade de promover a inclusão, a igualdade e o respeito pela diversidade/individualidade humana.
QUANDO AS CRIANÇAS MENTEM (E O QUE ISSO NOS PODE ENSINAR)
Se alguém vos dissesse: “Os vossos filhos vão mentir”, qual seria a vossa primeira reação? Talvez algo como “Os meus não, temos uma ótima relação”, certo? Mesmo que seja esse o vosso pensamento… a verdade é que os vossos filhos vão mentir-vos.
A TERAPIA DA FALA NOS CUIDADOS PALIATIVOS: PRESERVAR A COMUNICAÇÃO, A DEGLUTIÇÃO E A DIGNIDADE
Nos Cuidados Paliativos, o Terapeuta da Fala tem um papel essencial na preservação da comunicação, da deglutição e da dignidade da pessoa. Descobre como esta intervenção faz a diferença no conforto e na qualidade de vida.
RELAÇÃO ENTRE A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) E A PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO (PEA)
Comunicar é essencial e possibilita a integração e participação ativa na sociedade. No entanto, este processo não é eficaz para todos, existindo Pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), como é o caso da Perturbação do Espetro de Autismo (PEA).
A TERAPIA DA FALA VAI MUITO ALÉM DA FALA: O QUE MUITOS AINDA DESCONHECEM
A Terapia da Fala é muito mais do que ensinar a falar. Descobre como este acompanhamento transforma vidas — da alimentação à linguagem, da infância ao envelhecimento.
IMPACTO DOS ECRÃS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
O impacto dos ecrãs no desenvolvimento da linguagem em crianças é um tema amplamente estudado, revelando riscos e benefícios na sua utilização. Embora a tecnologia possa permitir o acesso a recursos educativos, o uso excessivo de ecrãs prejudica as interações e o desenvolvimento de pré-competências fundamentais para a aquisição da linguagem e do desenvolvimento global.
COMO RECONHECER E APOIAR CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA TRANSIÇÃO DO INFANTÁRIO PARA O 1.º CICLO
A transição do infantário (pré-escolar) para o 1.º ciclo (ensino primário) é um momento importante e por vezes desafiante para muitas crianças. Algumas adaptam-se naturalmente, mas outras podem demonstrar dificuldades emocionais, comportamentais ou de aprendizagem. Reconhecer esses sinais cedo e apoiar com sensibilidade faz toda a diferença.
O IMPACTO DA MUDANÇA DA HORA NAS CRIANÇAS
A mudança da hora tem impacto no funcionamento psicológico e fisiológico das crianças, podendo observar-se algumas mudanças a nível emocional e comportamentais.
SELETIVIDADE ALIMENTAR NAS CRIANÇAS: O PAPEL DA NUTRIÇÃO
O funcionamento familiar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens, podendo por esse motivo ter um impacto direto sobre o comportamento alimentar dos mesmos.
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR
O funcionamento familiar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens, podendo por esse motivo ter um impacto direto sobre o comportamento alimentar dos mesmos.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A ATENÇÃO E A CONCENTRAÇÃO EM CASA E NA ESCOLA
Todos nós, crianças e adultos, temos momentos em que se torna um desafio mantermo-nos atentos e concentrados naquilo que estamos a fazer, sobretudo se nos sentirmos ansiosos, cansados ou mesmo pouco motivados na atividade.
O TERAPEUTA E A MORTE DE UM PACIENTE: QUANDO O CUIDADO NÃO TERMINA
Nem sempre estamos preparados. Formamo-nos para intervir, reabilitar, comunicar, aliviar. Mas poucos falam sobre aquele momento em que tudo se silencia... e o paciente parte.
SENTIR PARA APRENDER: AFINAL O QUE É A INTEGRAÇÃO SENSORIAL?
A integração sensorial é um processo inconsciente do cérebro (ocorre sem que pensamos nele, como a respiração) e é responsável pela organização das sensações detetadas pelos nossos sentidos, dando significado ao que experienciamos através da seleção da informação que é relevante.
CONSCIÊNCIA EMOCIONAL: COMO AJUDAR AS CRIANÇAS A RECONHECER O QUE ESTÃO A SENTIR?
As emoções constituem uma forma de manifestação de necessidades e de resposta a estímulos internos (pensamentos, comportamentos) ou externos (situações, pessoas, objetos).
SABIA QUE O TIPO DE MORDIDA DENTÁRIA PODE INFLUENCIAR A MASTIGAÇÃO E A FALA?
Sabia que o tipo de mordida dentária pode influenciar a mastigação e a fala?
As mordidas dentárias anormais resultam do desalinhamento dos dentes e podem ter várias causas, sendo elas: genéticas, respiratórias (respiração oral) e hábitos nocivos (sucção no dedo ou chucha).
COMO FALAR SOBRE AS EMOÇÕES COM CRIANÇAS PEQUENAS
Desde os primeiros dias de vida, as emoções acompanham o ser humano e manifestam-se de diversas formas. O bebé chora para demonstrar desconforto, sorri diante de estímulos agradáveis e reage com surpresa a acontecimentos inesperados.
À medida que cresce, essas manifestações tornam-se mais complexas, mas a criança continua a precisar do apoio dos cuidadores para aprender a identificar, compreender e gerir o que sente.
SONS QUE ACALMAM
Sabias que os primeiros sons que um bebé escuta são aqueles do interior do corpo da mãe?
A audição é o primeiro sentido a desenvolver-se no bebé durante a gestação. Ainda no útero, o feto começa a captar sons suaves e constantes, criando uma base sensorial que irá influenciar a forma como se acalma e regula nos primeiros anos de vida.
O PAPEL DA ORTODONTIA E DA TERAPIA DA FALA
Quando se fala em aparelhos dentários, pensamos logo em dentes alinhados e sorrisos bonitos. Mas e as funções como respirar, mastigar, engolir e falar?