
Blog Terapia ao Quadrado
A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA A SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS
No caso das crianças, as rotinas podem oferecer estrutura e estabilidade
De uma forma geral, as rotinas são hábitos, atividades e tarefas estruturadas que uma pessoa realiza diariamente, tornando mais fácil a gestão de uma série de práticas diárias.
COMO LIDAR COM O STRESS DO REGRESSO ÀS AULAS
Com o final das férias, é hora de voltar à rotina escolar e a tudo o que esta implica.
Algumas crianças ficam entusiasmadas com o regresso às atividades e às brincadeiras com os colegas, mas para outras este regresso pode ser mais difícil, podendo envolver alguma tristeza e/ou ansiedade.
UM DESPISTE DE DISLEXIA DEVE SER REALIZADO POR UM PSICÓLOGO E UM TERAPEUTA DA FALA. PORQUÊ?
Um despiste de dislexia deve ser executado por um psicólogo e um terapeuta da fala porque cada um destes profissionais detém conhecimentos e competências específicas que são essenciais para uma avaliação mais abrangente e precisa.
A TIMIDEZ DO MEU FILHO É NORMAL?
A literatura da ansiedade social em adultos indica que a média de idade do começo desta perturbação dá-se no meio da adolescência.
A timidez é um traço de personalidade comum entre crianças, mas pode-se transformar em algo mais sério como a ansiedade social, especialmente se não for abordada adequadamente.
O MEU FILHO TEM UMA BAIXA AUTOESTIMA. COMO POSSO AJUDÁ-LO?
A autoestima forma-se no decorrer da infância, sendo que, as figuras parentais, os cuidadores e os educadores têm um papel extremamente relevante na regulação e promoção da autoestima nas crianças.
O IMPACTO DA VINCULAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
O tipo de vinculação que a criança estabelece com a sua figura cuidadora no início de vida, é uma relação modelo que irá guiar a criança no estabelecimento de relações futuras, tendo impacto no seu desenvolvimento emocional e social.
ABRIL - O MÊS INTERNACIONAL DA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA
Os maus tratos podem ocorrer dentro e/ou fora do contexto familiar, com uma frequência variada e poderão existir sob múltiplas formas.
Abril é o mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, sendo de extrema importância a sensibilização e implementação de medidas preventivas e saber como agir perante uma situação de maus tratos.
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO COGNITIVA NO DESPISTE DE DISLEXIA
A Dislexia, uma perturbação da aprendizagem de base neurobiológica, pode apresentar-se como um desafio significativo para crianças no processo de leitura e escrita.
Para compreender profundamente as necessidades individuais e garantir uma intervenção eficaz, a avaliação cognitiva desempenha um papel crucial.
PERTURBAÇÕES DA PERSONALIDADE
Cerca de 10% da população em geral tem um diagnóstico de Perturbação da Personalidade.
A personalidade advém da combinação de fatores biológicos, sociais, culturais e psicológicos.
Este conjunto de características fazem parte do self que diferencia cada pessoa e refletem-se na forma como esta se percepciona a si, aos outros e como se envolve com o meio.
PERTURBAÇÃO OBSESSIVO-COMPULSIVA
A Perturbação Obsessivo-Compulsiva está entre os 10 diagnósticos mais dados à escala mundial.
Possivelmente já lhe aconteceu sair de casa e quando chega ao carro fica na dúvida se trancou a porta de casa... volta atrás, confirma que a porta está trancada e segue com a sua rotina, certo?
EXPLORANDO AS DIVERSAS ABORDAGENS NA PSICOLOGIA: UM OLHAR NOS BASTIDORES
Sabia que os psicólogos podem seguir diferentes linhas teóricas que guiam o seu trabalho junto do cliente ao longo das sessões?
Na nossa equipa temos uma grande diversidade e riqueza! Fique a conhecer as diferentes orientações apresentadas pelos nossos técnicos.
ANSIEDADE NORMATIVA VS. ANSIEDADE PATOLÓGICA
Já deste por ti a pensar “será que isto é normal?” ou “será que estou a exagerar?” quando te deparas com uma situação que te causa alguma ansiedade?
Sabes a diferença entre a ansiedade normativa e a ansiedade patológica?
PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento.
Caracterizada por défices persistentes na comunicação e na interação social em vários contextos e padrões de comportamentos, interesses ou atividades restritas e repetitivas.
AGITAÇÃO VS. PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE/DÉFICE DE ATENÇÃO (PHDA)
Na verdade, apenas um profissional de Saúde Mental poderá confirmar, ou não, se uma criança é hiperativa e dar o diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção.
Possivelmente já ouviu falar em crianças hiperativas e que nunca param quietas, certo?
CRIANÇAS COM COMPORTAMENTOS DE OPOSIÇÃO/DESAFIO
Provavelmente já sentiu dificuldade em lidar com certos comportamentos do seu filho...
A parentalidade traz diversos e variados desafios, que podem variar em intensidade, mas que, inevitavelmente, fazem parte do papel de educador.
ANSIEDADE SOCIAL: O QUE ESTARÃO A PENSAR DE MIM?
De entre as diversas perturbações de ansiedade, a Perturbação de Ansiedade Social é a mais prevalente.
Esta consiste num medo irracional e excessivo de situações sociais em que o indivíduo prevê uma avaliação negativa por terceiros. A pessoa tem a crença cognitiva (desajustada) de que irá ser envergonhada, humilhada, ofendida e rejeitada pelos outros.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICAS
É um termo genérico que diz respeito a um grupo heterogéneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso das competências de escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.
SETEMBRO AMARELO - MÊS DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
A CADA 40 SEGUNDOS OCORRE UMA MORTE POR SUICÍDIO.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 700 000 de pessoas cometem suicídio a cada ano, sendo a quarta maior causa de morte em jovens entre os 15 e os 29 anos.
SERÁ QUE SOU UM PAI SUPERPROTETOR?
É normal querer o melhor para os nossos filhos e protegê-los de qualquer perigo. Mas, por vezes, podemos questionar se estamos a ser demasiado protetores.
IDADES DOS AFETOS
Há algo de mágico na relação intergeracional entre avós e netos...
O conceito de intergeracionalidade remete para as relações de consenso, cooperação ou conflito entre indivíduos de diferentes gerações, idades e contextos (Beltrán & Gomez, 2013; Caldeira, 2010; Nunes, 2009).