Blog Terapia ao Quadrado
INTRODUÇÃO ALIMENTAR: UM GUIA PARA INICIAR
O processo de introdução alimentar é uma jornada emocionante e crucial no desenvolvimento do seu bebé, estabelecendo as bases para hábitos alimentares saudáveis e nutrição adequada.
PRÉ-REQUISITOS PARA A FALA FUNCIONAL
Adquirir uma palavra nova e apenas falar não corresponde a uma comunicação eficaz, é preciso compreender a palavra em diferentes contextos e ser capaz de a utilizar de forma funcional.
MUSICOTERAPIA PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA LINGUAGEM. PORQUÊ?
A Musicoterapia é uma abordagem terapêutica que intervém em diversas problemáticas e idades, já que a música é algo universal.
ESTIMULAÇÃO SENSORIAL VS INTEGRAÇÃO SENSORIAL
A Estimulação Sensorial consiste na exploração dos estímulos sensoriais de forma isolada, sendo de extrema importância no desenvolvimento da criança.
MÉTODO PROMPT: ESTIMULAR A FALA COM AS MÃOS
O PROMPT (Prompts for Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets).
A Terapia PROMPT, cujo acrónimo significa "Prompts for Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets," é uma metodologia avançada em Terapia da Fala, enraizada em princípios científicos que abordam as complexidades do desenvolvimento da fala e da linguagem.
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO COGNITIVA NO DESPISTE DE DISLEXIA
A Dislexia, uma perturbação da aprendizagem de base neurobiológica, pode apresentar-se como um desafio significativo para crianças no processo de leitura e escrita.
Para compreender profundamente as necessidades individuais e garantir uma intervenção eficaz, a avaliação cognitiva desempenha um papel crucial.
PERTURBAÇÕES DA PERSONALIDADE
Cerca de 10% da população em geral tem um diagnóstico de Perturbação da Personalidade.
A personalidade advém da combinação de fatores biológicos, sociais, culturais e psicológicos.
Este conjunto de características fazem parte do self que diferencia cada pessoa e refletem-se na forma como esta se percepciona a si, aos outros e como se envolve com o meio.
PERTURBAÇÃO OBSESSIVO-COMPULSIVA
A Perturbação Obsessivo-Compulsiva está entre os 10 diagnósticos mais dados à escala mundial.
Possivelmente já lhe aconteceu sair de casa e quando chega ao carro fica na dúvida se trancou a porta de casa... volta atrás, confirma que a porta está trancada e segue com a sua rotina, certo?
EXPLORANDO AS DIVERSAS ABORDAGENS NA PSICOLOGIA: UM OLHAR NOS BASTIDORES
Sabia que os psicólogos podem seguir diferentes linhas teóricas que guiam o seu trabalho junto do cliente ao longo das sessões?
Na nossa equipa temos uma grande diversidade e riqueza! Fique a conhecer as diferentes orientações apresentadas pelos nossos técnicos.
ANSIEDADE NORMATIVA VS. ANSIEDADE PATOLÓGICA
Já deste por ti a pensar “será que isto é normal?” ou “será que estou a exagerar?” quando te deparas com uma situação que te causa alguma ansiedade?
Sabes a diferença entre a ansiedade normativa e a ansiedade patológica?
PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento.
Caracterizada por défices persistentes na comunicação e na interação social em vários contextos e padrões de comportamentos, interesses ou atividades restritas e repetitivas.
AGITAÇÃO VS. PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE/DÉFICE DE ATENÇÃO (PHDA)
Na verdade, apenas um profissional de Saúde Mental poderá confirmar, ou não, se uma criança é hiperativa e dar o diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção.
Possivelmente já ouviu falar em crianças hiperativas e que nunca param quietas, certo?
CRIANÇAS COM COMPORTAMENTOS DE OPOSIÇÃO/DESAFIO
Provavelmente já sentiu dificuldade em lidar com certos comportamentos do seu filho...
A parentalidade traz diversos e variados desafios, que podem variar em intensidade, mas que, inevitavelmente, fazem parte do papel de educador.
ANSIEDADE SOCIAL: O QUE ESTARÃO A PENSAR DE MIM?
De entre as diversas perturbações de ansiedade, a Perturbação de Ansiedade Social é a mais prevalente.
Esta consiste num medo irracional e excessivo de situações sociais em que o indivíduo prevê uma avaliação negativa por terceiros. A pessoa tem a crença cognitiva (desajustada) de que irá ser envergonhada, humilhada, ofendida e rejeitada pelos outros.
O USO DE DISPOSITIVOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Ao longo dos últimos anos, a tecnologia tem vindo a evoluir e a destacar-se cada vez mais em praticamente todos os setores de atividade, sendo a Educação um deles.
DISFAGIA E O SEU IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA
Este “transporte” e manipulação do alimento envolve uma grande coordenação entre vários músculos e estruturas estomatognáticas, quer a nível motor quer a nível sensorial.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICAS
É um termo genérico que diz respeito a um grupo heterogéneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso das competências de escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.
A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR AO AR LIVRE
Nos últimos tempos, temos testemunhado uma mudança na forma como as crianças ocupam o seu tempo.
Estas são, a grande maioria das vezes, expostas a atividades estruturadas (aulas de música, desportos organizados, programas de enriquecimento académico) e várias vezes aos ecrãs (ver televisão, jogar videojogos, navegar na internet, etc.).
SETEMBRO AMARELO - MÊS DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
A CADA 40 SEGUNDOS OCORRE UMA MORTE POR SUICÍDIO.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 700 000 de pessoas cometem suicídio a cada ano, sendo a quarta maior causa de morte em jovens entre os 15 e os 29 anos.
“O MEU FILHO TEM DIFICULDADES NA ESCRITA!” - A DISGRAFIA
Uma criança com disgrafia apresenta uma escrita pior tendo em conta a sua idade cronológica e nível educativo... Estas crianças podem parecer preguiçosas no processo de escrita e até adotar uma postura de recusa em relação à escrita.