A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COLABORATIVO DOS TERAPEUTAS COM OS PROFESSORES

Ana Beatriz Rodrigues, Terapeuta Ocupacional

“Ser professor é ajudar a escrever a história do futuro!”

5 de outubro – Dia Mundial do Professor

Embora seja amplamente reconhecido, está comprovado que o trabalho em equipa é essencial em qualquer ambiente profissional ou área de atuação. Apesar de não existirem muitas evidências acerca dos benefícios do trabalho dos terapeutas em parceria com os professores, consideramos que o mesmo é indispensável, devendo este ser baseado em comunicação e colaboração, de forma a não prejudicar a atuação individual de cada um com a criança, pelo contrário, auxiliar.

É crucial que cada profissional esteja ciente do papel que desempenham em cada contexto e construir uma relação, respeitando os conhecimentos e contribuições que cada um pode trazer, mesmo existindo opiniões distintas.

Entende-se a escola como um local privilegiado para a construção de conhecimentos e valores que possibilitem a compreensão da nossa sociedade, devendo ter sempre em vista a equidade, a autonomia e a inclusão de todos. Assim, é necessário focar a aprendizagem como um processo colaborativo, orientador e interativo, integrando todos os elementos que contribuem para o desenvolvimento de determinada criança.

Deste modo, o propósito real do trabalho em parceria deve ser, permitir e proporcionar diferentes formas de aprendizagem, oferecendo aos alunos um maior apoio possível, no qual os avanços e dificuldades da criança devem ser os orientadores. Em suma, cada criança deve ser olhada individualmente e o trabalho efetuado com cada uma deve ser olhado e revisto sempre que possível em equipa, de modo a proporcionar um ambiente de aprendizagem o mais adequado possível.

A principal colaboração dos técnicos com os agentes educativos visa:

  • O estabelecimento de estratégias adaptadas a determinado aluno;

  • Atingir o máximo de funcionalidade e autonomia da criança;

  • Adaptar o ambiente (caso necessário) para melhor atender às necessidades da criança, promovendo uma participação mais plena e significativa;

  • Sugerir e adotar uma abordagem centrada no contexto e nas capacidades da criança;

  • A partilha de informações fundamentais para o trabalho com a criança.

A todos os professores um obrigado pelo trabalho que desempenham. Feliz dia do professor!

 
 

@terapiaaoquadrado

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