Patrícia Ramos

-

Patrícia Ramos -

Direção Clínica Torres Novas

Psicóloga Clínica e da Saúde, Subespecialização em Psicologia Forense

Pós-Graduada em Neuropsicologia Educacional

Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais 

Torres Novas

Munida de uma apetência infindável para ajudar todos aqueles que cruzam o seu caminho, compreender a sua essência e “ver para lá do que se vê”, Patrícia Ramos ingressou no curso de Psicologia, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em 2005. Três anos depois, considerando o seu interesse pela área da justiça e a interligação ao comportamento humano, optou pela especialização em Psicologia Forense, que terminou em 2010 (Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e Saúde, com subespecialização em Psicologia Forense). 

No seu percurso passou pelo Instituto Nacional de Medicina Legal, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Tomar e, simultaneamente, desenvolvia projetos na área forense. Em 2015, iniciou também a sua prática clínica, em contexto privado e em contexto associativo, seguindo sempre uma base sistémica e holística do ser humano. O que apreendeu e construiu com todos os casos que acompanhou, em cada local por onde passou, rapidamente a fez compreender que precisava alargar o seu âmbito de intervenção, sobretudo na área pediátrica. 

Foi assim que, em 2016 chegou à Terapia ao Quadrado e percebeu que o seu caminho teria, definitivamente, que passar pela área da neuropsicologia. Entre as várias formações que foi concluindo desde essa altura, destacam-se a Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional, vários cursos/formações na área das Perturbações de Aprendizagem Específicas (Discalculia, Dislexia, Disgrafia e Disortografia), a Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e o Curso de Intervenção e Reabilitação Neuropsicológica em Doentes com AVC e TCE. 

Descobriu, deste modo, novas paixões e aptidões quer ao nível da avaliação (neuro)psicológica, quer ao nível da intervenção, não apenas no que diz respeito às Perturbações do Neurodesenvolvimento, mas também com problemáticas do foro psicopatológico. O carisma e a empatia com que estabelece cada contacto e com que se entrega a cada avaliação e intervenção fazem dela aquilo que tenta que todos reconheçam em si próprios: alguém único e especial!

  • Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

    • Licenciatura e Mestrado Integrado em Psicologia - Área de Especializaçáo em Psicologia Clínica e Saúde, Sub Área de especialização em Psicologia Forense

    Instituto CRIAP

    • Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional

    INSPSIC

    • Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais

Anterior
Anterior

Patrícia Oliveira

Próximo
Próximo

Rafael Rocha