O meu filho é bruto a brincar!
Se o seu filho se encaixa nesta descrição, acreditamos que o seu dia a dia não seja de todo fácil e que a/o deixe de “cabelos em pé”

Quantas vezes ouvimos pais “queixarem-se” que o seu filho bate nos colegas e neles próprios, privilegia brincadeiras destrutivas e/ou de empurrar e puxar, parecendo não ter noção da força e pressão que exerce, destrói a casa toda, deixando tudo pelo chão e atira tudo pelo ar, aparentando estar sempre “ligado á pilha”. Muitas vezes, certo?
Se o seu filho se encaixa nesta descrição, acreditamos que o seu dia a dia não seja de todo fácil e que a/o deixe de “cabelos em pé”, como uma bomba relógio pronta(o) a explodir a qualquer momento. No entanto, queremos tranquilizá-lo, acreditando que o seu filho não tenha esses comportamentos propositadamente para o irritar, mas sim, ele pode estar a procurar obter informação propriocetiva no seu corpo resultando maioritariamente na procura dessas atividades que parecem mais brutas, violentas e intensas. Mas o que isto significa realmente?
Tudo indica que se trata daquilo que chamamos de Proprioceção. É o sistema que nos ajuda a ter consciência do nosso corpo e da sua posição, através de informação que nos chega dos nossos músculos e articulações pelos recetores propriocetivos e se conectam com o cérebro (através do sistema nervoso central). Assim, a proprioceção é a responsável pela capacidade de a pessoa sentir o seu corpo, sendo esta fundamental para o desenvolvimento da consciência corporal.
Quando existem alterações no processamento sensorial, podem verificar-se respostas como as referidas anteriormente, estando estas relacionadas com alterações no sistema propriocetivo. Deste modo, estas alterações resultam numa procura sensorial que, neste caso, se traduzem em atividades mais brutas e intensas pois a criança necessita de maior quantidade de informação propriocetiva para se regular, acabando por fazê-lo inconscientemente.
Mas então o que posso fazer para ajudar o meu filho?
Tendo em conta o que foi referido em cima, é fácil concluir que o seu filho necessita de experiências que promovam a resistência e o impacto, e apesar de parecer impossível ajudá-lo nesse sentido tendo em conta o dia a dia das famílias nos dias de hoje, existem brincadeiras simples que podem ser realizadas e implementadas na rotina da criança de forma a regulá-la.
Damos alguns exemplos:
- O Chão é Lava: espalhar almofadas pelo chão e saltar por cima das mesmas, no qual o chão passa a ser lava e o objetivo é manter-se a salvo;
- Luta de Almofadas, jogo da corda, empurrar cadeiras, andar como um urso, sapo ou caranguejo, andar tipo carrinho de mão (segurar nos pés da criança e ela move-se apenas com as mãos no chão);
- Saltar em cima da cama ou do sofá e/ou saltar do sofá para um colchão ou para um local cheio de almofadas;
- Polícia e Ladrão: brincadeira com duas pessoas em que um é o polícia e outro o ladrão. Devem empilhar almofadas, umas por cima de outras o mais alto que conseguirem. O ladrão corre e derruba a torre de almofadas e o polícia constrói novamente a torre;
- Ajudar os pais em tarefas domésticas como: limpar a mesa com um pano, descarregar a roupa da máquina de lavar, ajudar a arrumar as compras, ajudar a empurrar o carrinho no supermercado, ajudar a levar o saco do lixo, etc.