Especialidade

Psicomotricidade

A Psicomotricidade é a área do conhecimento transdisciplinar que estuda e investiga o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade.


Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, socio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, de forma a promover a intencionalidade do gesto.


A Psicomotricidade é uma prática de mediação corporal que permite à criança reencontrar e desenvolver o prazer sensório-motor através do movimento e da regulação tónica, com forte acentuação da componente lúdica.


Áreas de Intervenção


A intervenção psicomotora tem como objetivo promover a vivência harmoniosa da criança no seu corpo, com os outros e com o meio envolvente, estimulando e facilitando o desenvolvimento global da criança e, consequentemente, os processos de aprendizagem. 


Os objetivos de intervenção variam de acordo com a idade, o tipo e a gravidade da situação.


Campos de Atuação


No que diz respeito aos campos de Atuação, o psicomotricista pode intervir a nível terapêutico, reeducativo e/ou preventivo em situações ligadas a problemas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psico-afetivo

  • Preventiva: estimulação e promoção do desenvolvimento, em crianças sem problemáticas de desenvolvimento;
  • (Re)Educativa: estimulação do desenvolvimento psicomotor e do potencial de aprendizagem;
  • Terapêutica: intervenção nos problemas de desenvolvimento, de aprendizagem e/ou do comportamento.

Tipos de intervenção psicomotora


INTERVENÇÃO A NÍVEL MOTOR

Desenvolvimento/estimulação dos fatores psicomotores (Tonicidade, Equilíbrio, Lateralidade, Noção do Corpo, Estruturação Espácio-Temporal, Praxia Global e Praxia Fina), Exercícios de força, resistência, flexibilidade e mobilização articular; Atividades com recurso a terapias expressivas (musica, dança, pintura…).


INTERVENÇÃO A NÍVEL SOCIO-EMOCIONAL

Atividades que envolvem competências de relação interpessoal, o cumprimento de regras, resolução de situações-problema e questões relacionadas com auto-estima.


INTERVENÇÃO A NÍVEL COGNITIVO

Atividades que estimulam a capacidade de memorização, perceção, atenção e concentração, cálculo e resolução de problemas; Atividades que estimulam a criatividade e a imaginação.


Outros serviços

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