Especialidade

Fisioterapia

A Fisioterapia é um serviço prestado a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo de movimento e capacidade funcional ao longo da vida.


A Fisioterapia envolve a interacção entre Fisioterapeuta, utentes/clientes, outros profissionais de saúde, famílias, cuidadores e comunidades num processo onde o potencial de movimento é avaliado e as metas são acordadas, utilizando conhecimentos e técnicas exclusivas específicas.


O Fisioterapeuta encontra-se focado na maximização da qualidade de vida e o potencial de movimento nas áreas de promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e reabilitação. Essas áreas abrangem o bem-estar físico, psicológico, emocional e social.


Áreas de Intervenção


NEUROLOGIA

Atua nas patologias que envolvem o Sistema Nervoso Central ou Periférico, provocando distúrbios neurológicos, motores e cognitivos, traduzindo-se em alterações complexas do movimento e função.


O principal objetivo é avaliar as alterações funcionais e promover padrões adequados, através da melhoria da força, coordenação motora e equilíbrio.


Por exemplo, Acidente Vascular Cerebral, Lesões Vertebro-medulares, Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, entre outras.


PEDIATRIA

Atua na prevenção e tratamento de condições de saúde em crianças e jovens até aos 18 anos, em todas as áreas de intervenção, da ortopedia à respiratória, passando pela neurologia.


Em idades precoces tem como principal objectivo a estimulação da criança através de técnicas específicas e atividades lúdicas e sociais, promovendo a sua integração e fomentando o seu desenvolvimento psico-motor.


Por exemplo, Atraso Global do Desenvolvimento, Patologias do foro respiratório, Paralisia Cerebral, Prematuridade, Torcicolo congénito, Síndrome de Down, entre outras.


CARDIORRESPIRATÓRIA

Atua na prevenção e tratamento de patologia que envolvem os  sistemas respiratório e cardíaco. O principal objectivo da intervenção nesta área é melhorar a função respiratória, promovendo um maior aporte de oxigénio ao organismo, através da libertação de secreções e do aumento da capacidade cardiorrespiratória.


Por exemplo, Infecções respiratórias, Insuficiência Respiratória, Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), Bronquiolites, Bronquite crónica, Asma, Reabilitação cardiovascular, Fibrose Quística, entre outras.


ENVELHECIMENTO

No contexto de prevenção, a Fisioterapia tem como objectivo fomentar a funcionalidade e capacitação do indivíduo, contribuindo para um envelhecimento mais saudável e com melhor qualidade de vida.


No contexto de reabilitação, o objectivo consiste na intervenção em quadros patológicos que ocorrem nesta faixa etária, procurando definir estratégias de intervenção precisas e adaptadas ao indivíduo.


Outros serviços

Share by: