A importância da saúde mental para os profissionais de saúde

Sofia Moreira • 13 de setembro de 2024

Os profissionais de saúde deverão ser cuidados para poder cuidar o outro de forma eficaz, e este cuidar deve ser visto de uma PERSPECTIVA biopsicossocial.

Que envolve os aspetos biológicos, sociais e também psicológicos, no que respeita à saúde mental.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental pode ser definida como “um estado de bem-estar em que cada indivíduo realiza o seu próprio potencial, consegue lidar com os desafios normais da vida, consegue trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para a sua comunidade”.


O desgaste físico e emocional inerente às profissões na área da saúde, poderá a longo prazo impactar de forma significativa a sua saúde, qualidade de vida e consequente desempenho nas suas funções. Para os profissionais de saúde, que enfrentam diariamente no seu contexto de trabalho situações que potencialmente envolvem risco, insegurança e desafios constantes, é de extrema importância agir preventivamente na promoção da saúde física e mental dos mesmos.

Neste sentido, o autocuidado é fundamental, no que respeita à promoção de comportamentos potenciadores do bem-estar físico e emocional do indivíduo, ao nível da prevenção, manutenção e/ou reparação dos mesmos. O desenvolvimento destas práticas promoverá resultados positivos na vida pessoal e profissional, assim como atuará de forma preventiva e também resolutiva de situações potencialmente mais difíceis de gerir.


Antes de mais, é importante estar atento a possíveis sinais, como sentir-se mais isolado, desconcentrado, irritar-se com mais facilidade ou a existência de queixas físicas. Procure também pensar em si, do que gosta, do que acha que precisava e que o ajudaria. Em suma, procure perceber, atender e aceitar as suas necessidades.


Ainda antes do cuidar do outro, é importante que o profissional de saúde comece por cuidar de si próprio para o poder fazer. Potenciar hábitos de vida saudáveis, nomeadamente ao nível da alimentação, exercício físico e o sono, assim como envolver-se em atividades prazerosas, passar tempo em família e ter passatempos, em suma, trabalhar em si.


É fundamental que o profissional de saúde reconheça os seus limites assim como as suas dificuldades, procurando estabelecer regras tendo em conta aquelas que são as suas necessidades e as suas responsabilidades. O estabelecimento de limites entre aquilo que é a vida pessoal e profissional nem sempre é uma tarefa simples para os profissionais de saúde, mas que é importante que exista, de forma a prevenir futuros estados de exaustão física e emocional. Um contexto laboral em que os profissionais se sintam suportados e validados, constitui igualmente um fator facilitador da expressividade, partilha e consequente bem-estar.


Aceite e procure ajuda dos outros.

Os colegas, amigos, familiares e a ajuda profissional, quando necessária, são fontes de apoio e suporte imprescindíveis e fundamentais para o nosso bem-estar.

LeIa Mais no Nosso Blog...

Por Inês Santos, Psicóloga 15 de abril de 2025
Vivemos numa era digital onde os ecrãs fazem parte do quotidiano das famílias.
Por Catarina da Isabel, Musicoterapeuta e Terapeuta da Fala 1 de abril de 2025
A Trissomia 21 é uma condição genética causada por uma “cópia extra” do cromossoma 21.
Por Inês Santos, Psicóloga 24 de março de 2025
Durante muito tempo, a figura materna foi vista como a principal responsável pelos cuidados e pela educação dos filhos, enquanto o pai era associado ao sustento da família.
Por Inês Santos, Psicóloga 11 de março de 2025
Desde o momento em que nasce, o bebé procura constantemente conexão. O calor do toque, o som da voz dos pais, o olhar cheio de amor: tudo são sinais de que ele não está sozinho no mundo.
Por Susana Alcobia 5 de março de 2025
dicas para ajudar os pais a introduzir alimentos saudáveis e equilibrados na alimentação infantil
Por Catarina da Isabel 25 de fevereiro de 2025
O desenvolvimento motor da criança é um processo fascinante e repleto de marcos importantes.
Mais Artigos