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A importância da avaliação cognitiva no despiste de Dislexia

Sofia Moreira • jan. 18, 2024

A Dislexia, uma perturbação da aprendizagem de base neurobiológica, pode apresentar-se como um desafio significativo para crianças no processo de leitura e escrita.

Para compreender profundamente as necessidades individuais e garantir uma intervenção eficaz, a avaliação cognitiva desempenha um papel crucial.


O Cerne da Dislexia

A Dislexia vai além das dificuldades óbvias na precisão, fluência e ortografia. Envolve alterações neurocognitivas específicas, afetando funções como como défices acentuados ao nível da leitura e da escrita. Estas dificuldades, quando não devidamente compreendidas, podem levar a desafios de aprendizagem persistentes.


Componentes Essenciais da Avaliação
  1. Avaliação dos Sintomas Centrais:
  • Examinar as dificuldades específicas na leitura e escrita é o ponto de partida. Isso proporciona uma visão clara das áreas que requerem intervenção.
  1. Avaliação do Funcionamento Intelectual:
  • Excluir limitações que possam explicar as dificuldades é fundamental. Assim como aceder à possível existência de perfis cognitivos habitualmente encontrados nesta perturbação;
  1. Avaliação do Processamento Fonológico:
  • Este é um preditor vital. Compreende componentes como consciência fonológica, nomeação rápida e memória verbal de curto prazo.


Em suma, uma avaliação completa transcende as manifestações diretas da Dislexia. Explora as complexidades cognitivas subjacentes, proporcionando uma visão abrangente das necessidades individuais. Isto é vital para identificar comorbilidades e personalizar estratégias de intervenção.


Compreender as dificuldades específicas de cada criança é o alicerce de um plano de intervenção eficaz. A avaliação cognitiva é a bússola que guia esse processo, permitindo aos profissionais de saúde moldar estratégias direcionadas e um plano de intervenção adequado. Este compromisso com a compreensão profunda leva não apenas a diagnósticos mais precisos, mas também a intervenções mais eficazes, proporcionando uma base sólida para uma aprendizagem mais bem-sucedida.

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